Blog do Paullo Di Castro


quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Internetês - Miguxês - e o PORTUGUÊS?

Acessei a página virtual do Diário da Manhã nessa quarta e, ao olhar a primeira página do DM Revista não acreditava nas linhas mal traçadas que eu vi: se tratava de uma linguagem ridícula denominada miguxês! Argh!
De uns tempos pra cá, o avanço das conversas instantâneas on line provocaram adaptações no vocabulário dos internautas. Para agilizar a escrita, começaram a adaptar palavras como:
não, também, cadê, beleza; por: ñ, tb, kd, blz. Isso era uma jogada interessante, se o diálogo não tinha necessidade de informação pública, era algo particular de duas pessoas, na maioria adolescentes e jovens, ávidos por se expressarem com os outros o mais rápido possível, mais um "avanço" desses com certeza não ficaria parado no tempo.
Aí veio o pior: A rapidez em que surgiam as abreviações esdrúxulas era de se espantar. Um excesso de h, x, de letras isoladas que não se tratavam de artigos e sim de uma palavra que morria ali!
Muitos dos que estão lendo agora já estão familiarizado com essas modificações linguísticas, pensei em dar uns exemplos contundentes dessa grafia irreverente, mas vou me poupar de tanto sofrimento, não consigo engulir esse relaxamento do nosso falar de origem lusa.
Fico a pensar: temos umas das línguas mais complexas do mundo, a dificuldade de aprendê-la é imensa. Os jovens estão no seu momento mais importante na formação acadêmica, às vésperas de enfrentar o temido vestibular, e mesmo assim investem grande parte do seu tempo se "comunicando" com essa forma de desaprendizado metida a moderninha. Como esses meninos entrarão na faculdade, no mercado de trabalho, defenderão um trabalho acadêmico complexo? E principalmente: como aprenderão de fato o que é a verdadeira língua portuguesa?
E para piorar, aí vem a conturbada reforma ortográfica, mais desafios pela frente, eu me sinto longe de uma transformação satisfatória na escrita, será que aplicarão bem as novas regras no "fofíssimo" miguxês?
Sou radical mesmo: essa palhaçada vai nos atrapalhar muito, e você, preguiçoso que escreve constantemente assim, se ligue: Você está em um processo de desaprendizado perigoso! Manere na sua escrita em mutação e valorize a beleza do Português. Não jogue uma vaga no curso dos seus sonhos nem em um emprego fora!
Meus parabéns para a repórter Carollyne Almeida: ela deve ter sofrido muitíssimo, eu sofreria...

Um comentário:

  1. Olá Paullo, ficou ótimo!!! Que tal publicarmos no jornal seu comentário?
    Millena Lopes(millenalopes@gmail.com)

    ResponderExcluir