Blog do Paullo Di Castro


sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Subtração de vida


Vou falar pela última vez dos acontecimentos trágicos de janeiro, quando achei que tinha acabado, lá vem mais um...

Quando li que uma jovem modelo brasileira teria mãos e pés amputados, fiquei estarrecido, mas não me causou tanto impacto, não prestei atenção na gravidade da situação, achei mais esquisito declararem que foi uma infecção,bactéria, ou vírus ou como os médicos nomeiam qualquer coisa que não diagnosticam com precisão: uma virose. Afinal, que ser letal poderia ser esse microorganismo?

Depois que fui ler com atenção, aí vi como o buraco estava fundo, que caso era esse que o seu organismo, que sempre vi como o meu maior aliado, se volta contra você, produzindo somente coisas que vão te apodrecer por dentro?

Não sei onde sou mais leigo dentro da área de saúde, não memorizo nome de remédio nenhum (porque sou anti-hipocondríase-radical), quanto mais analisar uma doença sem precedentes públicos como essa, que existem outros casos, com certeza, mas não dá pra deixar de se assustar com uma bela modelo que, menos de 20 dias depois de descobrir essa fatalidade, é acometida pela subtração de seus membros tão importantes e fica em estado gravíssimo e vem a falecer abruptamente.

Não é o fato dela ter uma certa fama e a beleza, mas como ser humano, seu estado deixa-nos perplexos com o que uma simples infecção de garganta pode fazer evoluir dentro de nosso corpo, aí de pensar nas condições de higiene e ao que estamos expostos constantemente, nossos péssimos hábitos de tocar as mãos em tantas impurezas e depois tocamos nosso rosto tranquilamente, olhos, boca, se pararmos para pensar caímos num fleumatismo incontrolável, só vivendo em uma bolha para ter proteção...

Agora o que me revoltou foi o comentário infeliz de um gringo em um blog que teve o despeito de escrever essas palavras:

"A medicina bárbara do 3º mundo fez isto a ela. Que ruim ela não era/é americana, eles teríam diagnosticado corretamente em um primeiro momento e ela não teria perdido seus membros.
Que história trágica."

http://blogs.usatoday.com/ondeadline/2009/01/brazilian-model.html?csp=34#uslPageReturn

O que dizer de um cidadão desse? Diminuir o Brasil, de dimensões continetais, com problemas seríssimos na saúde pública, mas referência mundial em diversas especialidades (como Goiânia em Oftomologia), adianta culpar um país inteiro por uma fatalidade dessa? No primeiro mundinho perfeito deles isso não aconteceria?

Tenha santa paciência, nossa compatriota de apenas 20 anos não merece passar ter passado por isso, mas de quem é a culpa? Como em quase tudo que nomeamos de acidente, tragédia, não temos culpados, resta-nos lamantar e viver na dependência de Deus de não sermos acometidos pelos diversos males desse mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário