Blog do Paullo Di Castro


segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Os Carlinhos de nossa vida

Tenho uma sensibilidade talvez aguçada por pessoas portadoras de deficiência, em especial crianças (como a maioria das pessoas, imagino!). Hoje passava pelo Setor Bueno em frente a uma clínica gigantesca, de várias especialidades, parei sem querer pra atender o celular, ao desligar, olho para direita e vejo através da grade uma moça toda de branco brincando com uma menina linda, talvez de uns 10 anos no máximo, sentadas no chão. A menina aplaudia e dava gargalhadas, com uma felicidade contagiante. Ela aparentava ter Síndrome de Down.
Nunca convivi de perto com pessoas excepcionais, não sei os ossos do ofício de acompanhar alguém assim. Certa vez, brinquei por um bom tempo com um menino altista em um clube, a alegria dele era correr e cair na minha barriga, mesmo com a pequena dor que sentia, o que mais sentia era aquela alegria que via nele, o pai do garoto veio me agradecer com uma expressão de emoção, pelo que tinha feito pelo filho dele, algo que ele não encontrava fácil, e eu tinha feito tão pouco!
Assim como aquele menino, não vou esquecer a garota Down tão cedo, pessoas assim valorizam demais aquilo que você faz com o coração, e não tem gratidão maior que essa. Me recordei de um comercial sobre a doença de muitos anos atrás, quando pela primeira vez ouvi Radiohead, me lembrando que eles estarão aqui no Brasil esse ano (ah, se eu pudesse, se o dinheiro desse...), com a belíssima canção Fake Plastic Trees, sobre Carlinhos e seu amigo, que dizem que cederam sem cobrar nada para a campanha. A banda não é das minhas favoritas, nem das mais engajadas socialmente como o U2 e o Rage Against the Machine, mas atitudes como essa fazem a diferença.
Excluir essas pessoas, tão iguais criaturas de Deus, é um dos mais covardes preconceitos da nossa sociedade. Elas tem grandes lições de vida para nos passar, e quando absorvemos melhor isso, nos faz um bem danado!


Pra quem não viu (e quem já viu nunca é demais ver de novo)!:
http://br.youtube.com/watch?v=hmdmfWQW4ig&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário