Blog do Paullo Di Castro


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Escândalo Universal


Não queria falar de religião de novo, mas o Bispo Edir Macedo me força a isso, aliás, religião é apenas o pano de fundo, porque a verdadeira causa de suas manchetes nos jornais, assim como em anos atrás, é a de frequentar páginas policiais, enfrentar investigações por movimentação ilícita de dinheiro e ser investigado em todas as áreas de sua vida.
Certa vez, estava na rua com um colega e passamos em frente a um templo da Igreja Universal do Reino de Deus, estava tendo a famosa "Sessão do descarrego", (que também poderia ser chamada de Entrevista com o demônio!) Nós, com nossos 15 anos, paramos para observar meio assustados o que rolava naquele culto. O pastor na frente, segurando fortemente o cabelo desgrenhado de uma mulher, perguntava a um espírito dentro dela o que ele poderia fazer com os dois jovens que entraram na igreja para observá-lo. A "coisa" respondeu que faria de tudo, acabaria com nossa família, depois de muito falatório com as entidades, vigorosamente repreenderam tudo o que estava ali, entregaram uma chave de papel pra gente, simbolizando a ligação com o céu. Saímos dali impressionados com o ritual, mas com nossa fé sem se abalar.
Como cristão, nunca me atrevi a condenar asperamente as atividades da IURD, conheci muita gente que frequenta lá, em pleno gozo de suas faculdades mentais, se mostra muito feliz e um cristão realizado e exemplar. Outros casos de quem entregou tudo para a igreja e plantou discórdia na família também, mas isso acontece em vários segmentos.
As polêmicas envolvendo o grupo liderado pelos donos da Rede Record não são de hoje, desde a prisão de Macedo, do chute na Santa, na compra polêmica de um dos maiores grupos de comunicação do país, a construções de impérios tanto nos templos, como em uma mansão de Edir, denunciado com fotos na imprensa e no livro de Jorge Kajuru, De A a Z - Condenado a Falar.
Uma coisa tenho certeza, a Globo está empenhadíssima em denunciar tudo, mesmo que seja só especulação, é uma doce vingança para a queda de audiência que a rival tem lhe feito. Nos seus jornais ela quase tem falado mais do canal do que de seus donos. A ética muitas vezes some nesses momentos, e a guerra pelo IBOPE fala mais alto, como sempre. A mídia muitas vezes faz tempestade em copo d'água, como no vídeo em que Edir ensina a pedir dinheiro dos fiéis, não tem nada demais naquelas cenas, as igrejas podem pedir, pregar sobre isso, já ter bom senso para tal ato é outra coisa.
Agora a bomba da vez vem acompanhada de denúncias de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Mais nove pessoas ligadas à Universal estão sendo investigadas, além da compra ilegal da emissora no Rio, um caso cabeludo na Bahia, mas o pior de tudo é a cifra de 8 bilhões que dizem ter passado nesse últimos anos por esse grupo, só o Bispo teria um patrimônio de 2 bilhões, são tantos zeros que prefiro escrever por extenso.
A justiça tomará suas providências, penso que os fiéis não se abalarão muito por esses fatos, vide caso da Igreja Renascer, mas os culpados devem ser punidos, independente de pregarem a palavra de Deus ou não.

Um comentário: