Blog do Paullo Di Castro


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Em tudo dai graças


Fico perplexo de ver o ser humano conseguir unir de modo tão descarado dois lados que se confrontam em tudo. No evangelho de Mateus, capítulo 6 versículo 24, diz que: "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas." Uma coisa é ficar rico com o trabalho, de maneira lícita, outra é o desvio, lavagem de dinheiro, a corrupção. Em ambas, levar o dinheiro como a coisa mais importante da vida, não é uma atitude de um cristão que serve e ama a Deus acima de tudo.
Não sou demagogo de falar que o dinheiro não deve ser prioridade para ninguém, claro que deve, é uma questão de sobrevivência, mas a fartura dificilmente trás uma boa colheita, muitas vezes o dinheiro cumpre o mesmo papel da tecnologia: resolver novos problemas que não existiam antes.
Brasília constrói agora uma das páginas mais negras de sua história como Distrito Federal. Não bastasse o governador pela segunda vez pego com a boca na butija, os deputados Rubens César Brunelli (PSC-DF), o presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente (DEM) e Durval Barbosa são fimados fechando um grande negócio, a cena é uma reunião de oração, com todos os chavões de evangeliquês possíveis. Além da proteção contra "ações malígnas", e a "bênção" de receber uma gorda propina.
Fico pensando como um parlamentar, eleito por milhares de pessoas, representando anseios e demandas de tanta gente carente, sofrida e pagadora de impostos que geram todas as privilegiadas rendas dos políticos, como se pode dormir tranquilo após planejar, articular, executar e desfrutar de mais dinheiro que o muito que já recebem?
A ganância, soberba, orgulho, status, vanglória são sentimentos e atitudes de quem já se esqueceu de onde veio, o que lhe foi ensinado, dos exemplos de vida ao seu lado, largando tudo para ser o mais poderoso possível, um onipotente. Mas por dentro, será cada vez mais um miserável. A Bíblia também diz em I Tessalonisenses 5:18, "Em tudo dai graças, porque essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco." Mas dar graças por uma falcatrua desse porte, nós não aceitamos, muito menos Cristo.
Se realmente são evangélicos, me envergonho como muitos de estar encaixado nesse rótulo, que não mostra o que realmente importa: nosso coração. A generalização, como em tantos casos, é burra. Em todos os segmentos da sociedade vemos coisas assim. Agora nos resta esperar se a morosidade da justiça permitirá que eles sofram as conseqüências por esses atos, se não perderem os direitos políticos, 2010 eles entram pra ganhar, com uma campanha rica. Depois agradecem a Deus novamente.

4 comentários:

  1. Dinheiro é artefato surreal neh brtoher...
    É pura abstração, ilusão, quase não possui valor real, mas representa tudo o que Materialmente tem valor.
    Quanto aos rótulos, acredito que não devemos nos preocupar com ele.
    Claro que tem influências e tal, mas sabe o que eu penso dos rótulos? Isso aí - http://jornalistadescaradamasio.zip.net/opiniaodescarada/

    Mas adorei a crítica.
    Nestes aspectos de capital e tal é que busco e procuro me guiar pelos pensamentos esquedistas/socialistas, mas não é nada fácil se adequar ao que se tenta idealizar.

    p.s.: Foi bom conhecer pessoalmente vc e Brunna ontem na reunião.

    Abraços,
    João Damasio

    ResponderExcluir
  2. Como eles conseguem negar tudo, as imagens falam por sí ou precisamos esperar mais?

    ResponderExcluir
  3. Isso é a prova do quanto o candango consegue ser eleitoralmente inferior ao goiano. Não votamos tão mal. Não é à toa que Valdivino de Oliveira não tinha mais espaço nenhum no Paço Municipal e foi expurgado do PMDB.
    Eu escrevi um texto sobre Brasília. Entre lá e leia. Você vai gostar.

    ResponderExcluir