Blog do Paullo Di Castro


sábado, 20 de fevereiro de 2010

ELEFANTES BRANCOS

As obras inacabadas e abandonadas de Goiânia são um caso à parte, tanto é que destino o que seria um resumo da semana a falar exclusivamente de grandes vergonhas do povo goiano.

Essa semana uma série de entraves culturais de Goiânia vem pautando as rodas de discussão, o twitter, e diversas conversas entre os goianienses que só se perguntam: Quando teremos tal espaço pronto, funcionando e entretendo o povo?
Elefantes brancos são o que mais temos na capital goiana, não o bastante a especulação imobiliária, que serve para valorizar mais o que deve e rechear um determinado mercado, deixam terrenos em lugares privilegiados para se faturar o máximo que der, enquanto isso vão virando cenário de proliferação do mosquito da dengue, que toma a cidade de assalto, trazendo caos à saúde pública, acuando ainda mais nossa população.
Nossa bela e verde cidade sofre com espaços importantes em total descaso e jogo de empurra-empurra entre novos e antigos governantes. O caráter eleitoreiro desse ano só piora o progresso da capital goiana; vamos para um caso adormecido de cada vez:

CENTRO CULTURAL OSCAR NIEMEYER:
Me lembro como se fosse hoje o dia da "inauguração", o último dia do mandato de Marconi Perillo no governo de Goiás, e não por coincidência, aquele gigante da saída de São Paulo era entregue a todos, só pra inglês ver, porque o cheiro de tinta era muito forte, e alguma coisa dizia que não era só isso que não cheirava bem. Exceto no Festival Goiânia Noise e uma exposição de Pablo Picasso, não pude mais voltar ao local, simplesmente porque lá não aconteceu mais nada. Era pra ser a AGEPEL o órgão responsável, aí dizem que é a AGETOP, e no final das contas ninguém se responsabiliza.

AEROPORTO:
A única cidade do Brasil que o aeroporto parece uma rodoviária, e que a rodoviária quase parece um aeroporto, com shopping incluso. Além de estar entre os piores e menores das capitais brasileiras, os portões de desembarque são no mesmo local. Tudo isso não é motivo suficiente para já ter saído o novo aeroporto. Deve quebrar o recorde de demora do CD Chinese Democracy do Guns N´Roses. Licitações fraudulentas, muito desvio de dinheiro público e principalmente, falta de pulso das autoridades, em todos os 3 poderes. Enquanto isso o cidadão aguenta o tranco, e vê uma Copa do Mundo não vir para que em boa parte por ter um pouso tão decepcionante.

SERRA DOURADA:
Parte elétrica com 15 anos de atraso, gramado com 35 (desde a fundação), mas agora sim, parece que tudo se tornará novo, menos a estrutura, será que precisaria um desmoronamento como o da Fonte Nova, em Salvador, para se mudar algo? Os clubes goianos são obrigados a jogar todos os jogos em seus acanhados estádios particulares, e o pior: de lembrar do único palco que teve Pelé jogando em Goiânia, o Estádio Olímpico, nada mais é que vários amontoados de terras em pleno centro da cidade, atravessando os anos e as gestões totalmente parado.

AUTÓDROMO:
Outro lugar que envergonha até o nome que usa (nada menos que Ayrton Senna), já sediou Mundial de Moto Velocidade, várias provas de Fórmula Truck e diversas modalidades do automobilismo nacional. O traçado da pista é um dos mais elogiados do mundo. E com tudo isso, hoje se vê um asfalto judiado, nenhuma competição relevante sendo disputada, e ainda as festas de gosto duvidoso continuam. Ou se investe pesado ali, ou teremos apenas um lugar pra dar cavalo de pau e mostrar mega watts de som automotivo.

ZOOLÓGICO:
O que povoava o imaginário das crianças no passado, hoje é um velho mato com animais morrendo e tristemente enjaulados. A culpa pode não ser de A ou B, mas que o modelo do Zoo goianiense é ultrapassado e claramente não funciona, é fato. Desde a mudança do local, até incluir-se museus, e viveiros de melhor porte, pode-se salvar esse patrimônio goiano que anda tão judiado.

O prefeito é um grande tocador de obras, mas prefere priorizar contruções e se esquece do que existe para o lazer e utilidade da população. O governador diz que está pagando as contas e que só tem herança maldita, o ex-governador e senador diz que arrumou a gestão anterior e deixou tudo no jeito para se concluírem depois. Ninguém assume a culpa e todos jogam a batata quente para os rivais. E o povo? Com a palavra os nossos governantes.

Algumas manifestações e intervenções estão acontecendo, principalmente pela internet, e possivelmente ganhando corpo para as ruas logo. No site http://www.envolva-se.com/ você encontra várias frentes desses protestos, e com um pouco de vontade pública pode-se conseguir as mudanças necessárias.

Um comentário:

  1. Goiânia realmente tem muitas vergonhas, e político nenhum se responsabiliza por tanta obra parada!

    ResponderExcluir