Blog do Paullo Di Castro


quarta-feira, 3 de março de 2010

Tudo pronto pra Copa


Nunca vi tanta tranquilidade no reino da Seleção Brasileira. Várias Copas anteriores foram antecedidas por períodos de instabilidade, de contusões de jogadores que eram peças indispensáveis no esquadrão canarinho. Hoje o que vemos é a disputa por poucas posições, e apenas a lateral esquerda sem um titular absoluto.
O time de Dunga, que foi questionado por muitos, no que me incluo, ganhou tudo o que tinha de relevante em disputa nos três anos e meio de preparação para o mundial. O projeto de técnico deu certo, a identificação de liderança e a bagagem na seleção renderam o crédito do capitão do tetra assumir o arriscado e cobiçado posto. Se saiu melhor que muito comandante de carreira.
Vamos ao time: Júlio César é titular absoluto, prova isso na Inter de Milão, e vive momentos melhores que os bons brasucas Rogério Ceni e Marcos, que já tiveram sua vez (Rogério injustamente nem tanto), pra sua reserva, o Vítor do Grêmio está merecendo a camisa 12, e pra terceiro acho que o mérito seria do Fábio, do Cruzeiro, mas acho que o Dunga levará mesmo o Doni pra imediato. Hélton ou Gomes também devem pintar na lista.
Na zaga, a dupla de duas copas anteriores permanece dona do setor, Lúcio e Juan, com o Luisão de imediato, Thiago Silva merece ser o outro, além de Alex Silva e Miranda, se sobrassem vagas. Nas laterais a coisa é mais complicada. Maicon deve mesmo ficar com a 2, e o polivalente Daniel Alves o acompanhar, sendo opção para a meia e até jogarem juntos, um mais avançado. Na esquerda a dúvida permanece, mas Gilberto, apesar de estar de meia deve ter sua vaga, e Michel Bastos no último amistoso mostrou que tem condições. Outro nome bom é Marcelo do Real. Kléber para mim não te bola para ir.
Na cabeça de área, Gilberto Silva e Felipe Melo devem ser a dupla titular. Pra mim Ramires e Kléberson não deveriam ir, mas o Dunga confia e eles tem bola, sim. Fábio Simplício e Hernanes tem menos chance, mas também seriam bons nomes.
Do meio pra frente, Kaká está garantido, com a 10 e braçadeira de capitão, vários nomes aparecem, e parece que Ronaldinho Gaúcho está fora, acho que ele ficou muito tempo apagado e só agora reencontrou o bom futebol, não fará falta, em 2006 e quando Dunga chamou pouco mostrou. Elano também está confirmado, e de titular provavelmente, acho que o banco lhe cairia melhor. Diego Souza teve altos e baixos, mas poderia ter um lugar, já Cleiton Xavier não mostrou o suficiente para estar lá. Júlio Batista também soma muito ao grupo.
No ataque, Luís Fabiano provou para todos que deve vestir a 9. Robinho veio de fases muito ruins, mas foi muito bem contra a Irlanda, e se encaixa fácil em um ataque ao lado de um centroavante nato. Grafite teve chance muito tarde, mas deveria ir, tá arrasando na Alemanha. O Pato eu acho que sobrou nessa, tá muito novo e terá muitas chances, assim como o Neymar, sobrando uma vaguinha o garoto do Santos podia ir. Nilmar também deve ter vaga, assim como Adriano, que é o melhor reserva como homem de área que podíamos ter, com certeza melhor que Ronaldo Fenômeno, que com tantas contusões, está apagado e não tem a estabilidade para ir para a Copa, foi nessas condições que ele brlihou em 2002, mas seu tempo já passou, é hora de outros brilharem.
Apesar de tanta sujeira no mundo do futebol, uma Copa do Mundo ainda mexe com todo o Brasil, e dá aquela emoção indescritível. Quando a bola rolar na África do Sul, o Brasil pára, e vamos torcer até ficar roucos, e que venha o Hexa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário