Blog do Paullo Di Castro


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Uma carreira Fenomenal



Falar de sucesso, polêmicas, mulheres, dinheiro se tratando de Ronaldo Nazário de Lima parece sempre chuver no molhado. Desde 1993, e especialmente 94, quando o mundo conheceu o garoto franzino que viria a ser o maior artilheiros de Copas do Mundo. Comparações com Pelé, negociações milionárias para os maiores clubes da Europa.
Lembramos de trapalhadas fora de campo, boemia, e claro, as relações amorosas, mas o que mais marcou foi quando juntou a influência de Embaixador da ONU com o que sabe fazer de melhor, e resultou em uma partida histórica no Haiti, que tanto levou alegria para aquele povo devastado pela guerra. A iniciativa foi dele, e voltar os olhos do mundo para aquele lugar faz o futebol e a megalomania milionária do esporte bretão valer a pena nessas horas.
É difícil arranjar motivos para condenar Ronaldo, sim, teve o caso dos travestis, que não sairá da memória de todos, mesmo a gozação sendo maior que a traição e libertinagem do craque, mas isso é pouco pra uma trajetória que envolveu tanta superação, psicologia para escapar de tantos holofotes, bajulações e má fé em volta dele.
Na entrevista coletiva do anúncio da despedida ele considerou a carreira linda, sem ter feito nenhum inimigo. Listou como motivos o histórico de lesões, as dores constantes que o fizeram antecipar a aposentadoria no futebol. Desde o Milan ele descobriu o distúrbio hipotireoidísmo, que acelera o metabolismo, e exige hormônios que o futebol proíbe. Ele explicou com isso o excesso de peso que tanto foi motivo de chacota nos últimos anos.
Muitos agradecimentos, a todos os clubes em que passou, aos profissionais que o ajudaram em suas recuperações, seus patrocinadores, citando-os nominalmente que desde o começo da carreira o ajudaram, e os atuais, que possibilitaram sua volta ao Brasil. Agradeceu ao Corinthians, depois a família, a todos os críticos, que o ajudaram a ser mais forte, a quem o ajudou nos piores momentos. Seus olhos marejaram quando falou da torcida do Corinthians, citando-a como empolgante, apaixonada, e mesmo com pessoas fora do controle, o emocionaram muito.
Pediu desculpa por fracassar no projeto Libertadores, agradeceu efusivamente ao presidente do time André Sanchez, prometeu continuar vinculado ao clube da maneira que Sanchez quiser. Após isso, a emoção tomou conta, com dificuldade para falar. Para Ronaldo, a maior força que ele buscava foi responder tudo dentro de campo.
Anunciou a Fundação Criando Fenômenos, que ele espera dedicar muito tempo. Disse que nos últimos dias se sentia como em uma UTI, em estado terminal, e que o anúncio de parar eram como uma "primeira morte". Falou que precisava assumir algumas derrotas, e sentia ter perdido para seu corpo. Brincou que já sentia saudades da concentração, e o afastamento da rotina do futebol ainda machucaria muito ele.
Chegou na entrevista ao lado dos filhos Ronald, e Alex, que reconheceu recentemente, os dois vestidos com a camisa do alvi-negro paulista. Descontraíu um pouco com os meninos, falou em ser embaixador institucional do time pelo mundo e novamente reconheceu seus erros com ombridade.
Foi uma carreira incrível, marcada por muita superação, por jogadas geniais, por belas mulheres ao seu lado, por desafios da medicina, superados em maioria com muita garra, que renderam mais alegrias pro povo brasileiro, especialmente na Copa de 2002,  quando recuperou da maior lesão da carreira, e, sob o crédito do técnico Felipão, comandou o time para o pentacampeonato.
Nós brasileiros, amantes do futebol por todo o mundo, só temos a agradecer ao Fenômeno, por nesses 18 anos ter proporcionado tantos momentos emocionantes, do exemplo de superação. Valeu Ronaldo!

2 comentários:

  1. Na verdade o hipotiroidismo diminui o metabolismo. Apareceu no jornal nacional logo depois da despedida do jornal que o hipotiroidismo não explica todo o aumento de peso e o presidente da CBF disse que o tal hormônio não é proibido e não entra na lista de doping. Como de rotina, o jornal nacional passando informação errada...
    O hipotiroidismo explica sim ganho de peso, fraqueza muscular, e isso aumenta a fome, diminui a perda calórica durante atividade física, e ainda diminui a força para atividades aeróbias (as que fazem perder calorias). Além do mais, o Puran-T4 que é o remédio para o hipotiroidismo é proibido sim, pois em pessoas normais causa aumento do metabolismo e força. Embora tenha seus efeitos colaterais muito importantes, essa droga já foi usada em muitos remédios para emagrecer e também em associação a anabolizantes para ganhar força muscular. Eu só queria defender o Ronaldinho pq estar acima do peso não é fácil, e a globo ridicularizou o fato de ele atribuir o peso à sua doença. Jordana Botelho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos esclarecimentos, drª Jordana, escrevi com base no que o próprio Ronaldo falou na coletiva, as informações técnicas portanto não estavam certas, no JN não vi a abordagem do assunto. Mas ficou claro na sua explicação.

    ResponderExcluir