Blog do Paullo Di Castro


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dias sabáticos

Poucas vezes narro um texto aqui em primeira pessoa, sempre quero me dirigir aos terceiros que estão lendo, mesmo sabendo a importância de absorver bem o que escrevo, para primeiramente buscar reflexão, começando por mim. A fuga da impessoalidade é ilusória, porém necessária para um pouco de privacidade em minha vida. Em alguns momentos, sinto a vontade de gritar e botar pra fora várias percepções do que vivo. E, depois de vários dias sem capacidade para escrever uma linha, uso esse espaço para um desabafo pessoal.

Um mês se passou do falecimento de minha vó, uma nova página na família se desenhando, uma transição muito difícil de se concluir, sendo que a corda não estoura na minha mão, só se desenrrola bem perto, e o que mais quero é ficar longe. De lá pra cá, foram muitos tombos, decepções e amarguras. Mas algumas lições preciosas nos são ensinadas nesse período, e algumas certezas se confirmam. Não quero expor detalhes de mais nada, mas pensar mais sobre nossas dificuldades pode me ajudar a superá-las.

Paralelo a isso, preciso tocar a minha vida, e quanto mais dificuldades vão sendo somadas, mais vejo que posso esmurecer, e me sentir impotente diante de vários desafios. Fases como essa me colocam em cheque quanto a tudo o que vivo e acredito, e o quanto preciso de um tempo sabático para pensar em meus problemas e lutar para superá-los.

Nesso processo, além de estar mais próximo de Deus, vejo como é importante ter e andar mais junto com os amigos! Quem está disposto a chorar comigo, se preocupar todos os dias, ligando, visitando, por um sms ou recado em redes sociais, em tempos de tanto estrangulamento de nosso tempo, dar um valor merecido a já tão importante nomenclatura de amizade é um presente inigualável.

Nessa reclusão, por mais natural que seja ficar mais em casa, buscar força entre minhas próprias coisas, em algum momento sair, ver novos ares é muito importante, em certos dias não tenho força alguma pra isso, mas quando surge uma boa oportunidade, nada como desfrutar de momentos diferenciados, de preferência com seus bons e velhos amigos ao lado.

Deus é tão bom e misericordioso, que me providenciou alguns momentos pra serem hiatos de refrigério em meio a tanta tribulação. Algumas pessoas de longe chegaram a pensar que estava em uma vida mansa, tudo na mais absoluta tranquilidade, por mais que a verdade fosse o oposto disso, passar essa imagem acaba sendo um alento de que nem tudo estava tão ruim assim. 

São tantas passagens bíblicas que me ajudam em momentos assim, tantas canções. Algumas simplesmente servem pra me fazer chorar e botar pra fora tudo o que aquele momento de maior angústia me reserva, outras são o consolo necessário para eu ter a esperança que isso vai passar, que dificuldades diferentes virão, mas que vou sair desssa outra pessoa, mais forte e experiente que quando entrei em tudo isso.

A medicina ajuda como pode as pessoas a superar problemas assim, administrando química no cérebro e longos tratamentos, infelizmente para muitos é a única solução, visto um diagnóstico de uma doença real, mas quando você sabe que não precisa disso, e o que te resta é se voltar mais pra Deus, gritar por misericórdia como o cego de Jericó, a saída para uma cura pode ser mais rápida e confortante. Nada como contar com um Deus que não é limitado como o homem, e está sempre com a mão estendida para te socorrer.

Releio coisas que já escrevi aqui em fases que lembram essa, e vejo como foi importante passar por isso. Nada se resolveu do dia pra noite, tudo se arrastou por dias difíceis, alguns que pareciam intermináveis, mas a cada dia que começava, é mais uma oportunidade de vencê-lo e superar o seu próprio mal. Pode não ser logo, mas uma hora a gente percebe que o pior já passou, e os novos desafios precisam da sua força, dedicação, vontade de viver e conquistar muitas coisas que foram interrompidas por um breve momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário